13/01/2014

Saúde de Curitiba abre processo seletivo para residências em enfermagem

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) irá ofertar 67 vagas em residências na área de saúde: Médica e Multiprofissional . As especializações são para graduados em Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Odontologia. “O objetivo do programa é qualificar ainda mais a assistência no SUS de Curitiba, através da educação em serviço e formar mais profissionais que possam continuar contribuindo nas redes de atenção à saúde”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa da Feaes, Marcela Ceci Dohms. Enfermagem terá 15 vagas ofertadas.

Os residentes atuarão em diversos locais da rede municipal, como nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento, no Hospital do Idoso Zilda Arns, na Maternidade Bairro Novo, nos Centros de Atenção Psicossiocial (Caps), no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros. Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação, com carga horária semanal de 60 horas. “Por ser um programa de treinamento em serviço, o foco estará na parte prática, mas haverá também aulas teóricas”, comenta Dohms. Elisiê Ribeiro Costa, coordenadora da Residência Multiprofissional, destaca a vivência prática como principal benefício ao estudante que opta pelo programa. “Além de sair com o título de especialista, o aluno adquire a experiência profissional no dia-a-dia”.

Atualmente, a coordenação trabalha na identificação e seleção dos profissionais aptos a atuarem como preceptores (servidores municipais que atuarão como responsáveis pela supervisão e acompanhamento dos residentes) para cada unidade de atendimento. Em 2013, a Feaes e a Secretaria Municipal da Saúde realizaram o primeiro programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. “Foi uma experiência que tem sido muito bem avaliada e esse ano assumimos o desafio de ampliar a oferta de cursos”, relata a gerente.

Inscrições - As inscrições para a Residência Multiprofissional acontecerão entre os dias 13 e 26 de janeiro e entre 14 e 27 de janeiro para a Residência Médica. A taxa é de R$ 200. Os cursos têm duração de um a três anos. Os alunos recebem bolsa do programa Pró-Residência do Ministério da Saúde. A seleção divide-se em duas etapas: prova escrita e análise e entrevista. A prova escrita da Residência Médica está marcada para 2 de fevereiro, às 14h. No dia seguinte, no mesmo horário, será a avaliação da Residência Multiprofissional, que está sendo desenvolvida pelas Faculdades Pequeno Príncipe. No dia 29, juntamente com o edital de homologação das inscrições, a coordenação divulgará o local das provas. Mais informações nos sites www.feaes.curitiba.pr.gov.br ou no www.faculdadespequenoprincipe.edu.br.

Confira as vagas disponíveis para enfermagem:

Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso – 01 vaga

Residência Multiprofissional em Saúde da Família – 10 vagas

Residência em Enfermagem Obstétrica – 02 vagas

Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência – 02 vagas