24/02/2014

CBCENF: Belém vai sediar maior evento de enfermagem da América Latina

Cerca de oito mil profissionais da área de enfermagem devem

Cerca de oito mil profissionais da área de enfermagem devem participar do 17º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem que será realizado no Hangar, em Belém, de 6 a 9 de agosto deste ano. A capital paraense estava disputando para sediar o evento com Florianópolis e João Pessoa. A decisão saiu na última quinta-feira, dia 20, na plenária do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, Mário Antonio Vieira Filho, e o conselheiro paraense do Cofen, Marco Antonio Freire Gomes, participaram da sessão e defenderam o projeto do Pará como sede do evento. Dos nove conselheiros federais, 6 votaram a votar de Belém, 2 votaram em João Pessoa e houve uma abstenção.

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem visitaram Belém no mês passado onde foram verificadas as condições de transporte, hotelaria e o centro de convenções para o evento. O apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém também foram fundamentais para a decisão do Cofen. O grande diferencial apresentado pelo CorenPA foi o projeto “Enfermagem em Ação”, que será realizado na Praça Batista Campos, no dia 5 de agosto, onde serão oferecidos diversos serviços à população, entre eles, medição do controle da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre Pré-Natal. A ideia é que cada Coren ofereça um serviço na área de enfermagem.

“Essa conquista não é apenas do CorenPA, mas de toda a enfermagem paraense. Teremos a oportunidade de sediar um evento de grande importância, onde os profissionais terão acesso no que de melhor vem sendo debatido, produzido e estudado na área de interesse para a enfermagem.”, disse o conselheiro Antonio Marcos. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Mário Antonio Vieira Filho, explicou que os 50 mil profissionais da área filiados ao CorenPA serão muito bem representados no Congresso. “Não mediremos esforços para fazer desse CBCENF um dos maiores e melhores que já foram realizados no Brasil”, disse ele.